Depoimentos sobre Leitura

Silvia Simone Galeano Amorim  (Curista)
Suzano-SP 
Professora de Matemática na Rede Estadual de São Paulo.


Na minha infância me lembro : como eu gostava de ficar observando as bancas de jornal e ficar namorando os gibis da Mônica, Cebolinha ,Cascão ... Às vezes minha mãe comprava e eu adorava ler as histórias tão divertidas !Na minha vida escolar eu me recordo do livro : “Éramos Seis” que a professora Marilena adotou na 8ª série para posteriormente fazer uma avaliação .Esse livro marcou bastante e sua história triste me fez chorar no final . Anos mais tarde a história desse livro virou novela e eu pude relembrar os momentos de leitura que ficaram marcados na minha memória .

Sonia Regina de Lucena (Cursista) 
Suzano-SP 
Professora de Matemática, Biologia e Ciências na Rede Estadual de São Paulo.

Um livro das minhas lembranças é o Pequeno príncipe essa leitura para mim  vem de encontro ao depoimento de Antonio Cândido que diz:" A leitura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreendido e abertos para a natureza, a sociedade,e o semelhante." Uma frase que encontro depois de ler todos os depoimentos: " Sonhar e realizar meus sonhos, com sucessos ou frustrações encarar como um desafio mais nunca impedir de realiza-los por mais difícil que seja..."                                                                                                                                                                     Uma experiência: O desafio de através da leitura, criatividades, representações,do carinho ,da compreensão trabalhar durante quatro anos seguidos com  uma mesma turma vinda do "PIC" formar um elo forte entre professor/aluno resgatando a auto-estima o respeito e no final vendo todos chegar ao final do ciclo II.Hoje sinto saudades, porém fico de longe acompanhando seus vôos desengonçados. Sinto que a missão foi cumprida.   

Sueli Noriko Kariatsumari (Cursista)    
Suzano-SP
Professora de Matemática e Química na Rede Estadual de São Paulo.

Desde criança fui estimulado a leitura, pois meus pais falavam pouco a língua Portuguesa, meu primeiro livro foi a Mina de Ouro de Maria José Dupré de aventuras, hoje me atualizo com livros técnicos valorizo muito as Ciências exatas  e curiosidades. Diante dos alunos devemos ensinar a linguagens matemáticas para melhor entendimento do cálculos.

Valdete Pereira Lima (Cursista)
Suzano-SP 
Professora de Matemática na Rede Estadual de São Paulo.

Há mais ou menos quatro anos, sempre que entro na sala de aula, escrevo uma pequena mensagem, mas de grande significado, para o aluno refletir e comentar a respeito. Incentivo-os também a trazer mensagens para a reflexão. Acredito que desta forma,estou incentivando os alunos a leitura e escrita.

Verônica Alexandre Silva (Cursista)
Suzano-SP 
Professora de Matemática na Rede Estadual de São Paulo.
A leitura sempre esteve presente dentro do meu contexto escolar, meus professores durante toda a minha formação sempre me incentivaram a ler.                Na Primeira Série a Professora levava semanalmente uma caixa cheia de livros para que cada aluno escolhesse um. Adorava uma série do Ziraldo sobre o alfabeto em que cada livro uma letra era a personagem principal. Já na quinta série, a escola nova tinha uma biblioteca enorme e foi durante o período que estudei lá que mais li livros, além disto adorava e comprava todas as revistas da ‘Capricho’ e ‘Atrevida’ que eram leituras obrigatórias. Gostei tanto da ideia que durante este período até produzi um jornal estudantil. Durante o ensino médio, graças a magnifica professor  Celina Rosa (que Deus a tenha), tenho hoje na minha prateleira grandes clássicos nacionais, aprendi não só a entender um livro, mas todo o universo que o rodeia. A leitura e principalmente a escrita ajuda o homem a se encontrar dentro de si mesmo. Hoje com a explosão de informações e recursos, muitas pessoas se afastam de sua essencial e se perder dentro do aglomerado de ‘coisas’ que é o mundo atual.A escola deve ser ativa no processo de encontro do aluno consigo mesmo, motivando-os a buscassem dentro de si mesmos a essência de sua existência. A leitura e a prática da escrita em minha opinião é um dos meios para isto.Eu trabalho com textos simples como o que “Eu aprendi...”, ou reflexões sobre “Como eu aprendi...”, “O que eu gostaria de aprender...”,  listas com sonhos, expectativas, atividades prazerosas e etc, são todas válidas. Relato de experiências próprias... Acredito que eles ajudam meus alunos a se encontrarem e em paralelo praticar as competências cognitivas de escrita e leitura. É lógico que nada é perfeito e a rejeição/desprezo de alguns alunos acontecem (sempre acontecem), mas não me desmotivo, muitos eu venço pela persistência com muita delicadeza.

2 comentários:

  1. Desde criança fui estimulado a leitura, pois meus pais falavam pouco a Língua Portuguesa, meu primeiro livro a Mina de Ouro de Maria José Dupré, que adora ler aventuras, hoje pesquiso e leio nas áreas mais técnicas, e valorizo a leituras na área das Ciências Exatas. Hoje devemos ensinar todas as linguagens que facilitará na descodificação da matemática através da leitura.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns equipe, blog atente a todas expectativas do curso!
    Att.
    Daniele Floriano

    ResponderExcluir